Hotel Sheraton em Vitória

Vitória

Vitória é um município brasileiro, capital do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. É uma das três capitais do país cujo centro administrativo e a maior parte do município estão localizados em uma ilha, no caso, a Ilha de Vitória (as outras ilhas-capitais são Florianópolis, em Santa Catarina, e São Luís, no Maranhão).

Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Com uma população de 369 mil habitantes, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma metrópole denominada Grande Vitória, com cerca de 2 milhões de habitantes.

Hotel Sheraton em Vitória

Vitória é cercada pela Baía de Vitória e é uma ilha de tipo fluviomarinho, mas outras 34 ilhas e uma porção continental também fazem parte do município.

História breve de Vitória

Vitória foi batizada em 1535 como Ilha de Santo Antônio por seu fundador, Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo. Entre sua descoberta e a data oficial de sua fundação, em 8 de setembro de 1551, vários acontecimentos marcantes contribuíram para o nascimento da capital.

Hotel Sheraton em Vitória

A ilha foi local estratégico para a defesa do continente e por volta de 1551 Duarte de Lemos fundou a vila, que passaria a ser conhecida posteriormente como Vila Nova de Vitória em referência às vitórias ocorridas sobre os povos indígenas que viviam originalmente naquelas terras e a chamavam então de Ilha de Guaananira ou Ilha do Mel. Nos 300 anos iniciais de sua história, Vitória foi uma vila-porto, tendo enfrentado franceses e ingleses atrás de açúcar e de pau-brasil

A cidade manteve seu traçado colonial até o início do século XX, quando foram produzidas mudanças urbanas e o perfil do território foi alterado por grandes aterros e obras viárias. Apesar dessas grandes transformações a área central conservou um grande acervo cultural, com patrimônios datados dos séculos XVI ao XX, por meios dos quais a memória da sociedade capixaba encontra grande parte de sua história.

Em 24 de fevereiro de 1823 (17 de março de 1829), a vila de Vitória foi elevada a cidade, mas seu isolamento insular evitava seu desenvolvimento. A partir do ano de 1894, com o ciclo do café, iniciaram-se, na ilha, diversos aterros nas partes baixas da cidade, alterando a forma da ilha e modernizando-a. Foram construídos, após disso, diversos bairros e escadarias e foram derrubados casarões. Além disso, foi melhorado o saneamento

Em 1941, surgiu o primeiro cais na capital e, em 1927, a ponte que ligou a ilha ao continente. O porto se desenvolveu. Em 1949, foram feitos mais aterros e foram construídas amplas avenidas. Depois dessas várias mudanças, a cidade tornou-se o maior centro do Espírito Santo. Em 1970, o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do país, e a capital começou a se industrializar. A modernização da ilha gerou o desaparecimento de quase todos os vestígios da Colônia e do Império na ilha.

Prepare seu roteiro!

Com tanta história a ser carregada e sua representatividade para o povo Capixaba, conhecer essa cidade com certeza é uma ótima opção para os amantes de boas viagens, repletas de conhecimento, beleza e, obviamente, culinárias ricas de cada lugar.

Por isso nós do Sheraton Vitória separamos algumas opções de pontos turísticos e locais que você não pode deixar de conhecer em Vitória. Confira!

Conheça a gastronomia!

A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, tornando-a eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do norte da Europa. Com a vinda de imigrantes europeus novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. Dos italianos, os que exerceram maior influência, temos o anholini, o tortei, a sopa pavese, o risoto e a polenta. Mineiros e baianos também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua (canjiquinha com costeleta de porco) e o vatapá.

Hotel Sheraton em Vitória

Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco.

Mas o maior tempero da culinária capixaba é a Panela de Barro.

Se você possui interesse em conhecer a culinária capixaba, temos algumas sugestões bastante interessantes:

Uma das áreas mais badaladas da capital é chamada de “Triangulo das Bermudas”, na Praia do Canto, um lugar que reúne alguns dos melhores bares,  restaurantes e pizzarias. Próximo dali fica a Praça dos Namorados, onde aos finais de semana acontece uma tradicional feirinha de artesanato com muitos food trucks e barraquinhas de delícias.

Hotel Sheraton em Vitória
Hotel Sheraton em Vitória

Conheça a cultura!

Caso você deseje conhecer mais da cultura capixaba e sua história, temos algumas sugestões muito boas para você visitar e se maravlhar com o tanto guardado e compartilhado com a população brasileira pelo povo de Vitória:

O que visitar no Centro Histórico de Vitória?

As margens da baía de Vitória, o centro histórico reúne patrimônios importantes como o Palácio Anchieta (sede do Governo), o Teatro Carlos Gomes, o MAES (Museu de Artes do Espírito Santo) e a Catedral Metropolitana, um dos símbolos da capital.

Para começar o roteiro pelo centro histórico de Vitória, vale a pena passar pela Escadaria Maria Ortiz – que até hoje é a principal conexão entre a cidade baixa e a cidade alta de Vitória – e que eu achei fotogênica demais!

Engana-se quem acha que não há muito o que fazer em Vitória, a capital do Espírito Santo além de reunir belas praias e pontos turísticos interessantes, serve como base para conhecer outros lugares famosos do estado como o Convento da Penha, em Vila Velha, as praias de Guarapari, o Buda Gigante de Ibiraçu e a Pedra Azul, nas Montanhas Capixabas.

Divirta-se!

Para todas as idades e todas as vontades, há diversas opções de lazer em Vitória, a diversão do turista é garantida a partir do momento em que ele pisa em terras capixabas, esteja ele dentro ou fora do Hotel Sheraton Vitória! Confira nossas sugestões de locais e atividades:

Hotel Sheraton em Vitória

Há opções para quem só quer curtir praia, para aqueles que gostam de conhecer o lado cultural, visitar museus e prédios históricos e, claro, tem programas para quem está viajando com crianças. Então, tem atividades para todo mundo.

Faça a melhor viagem!

Vitória é encantadora e você também irá se apaixonar, assim como nós, por isso o Hotel Sheraton Vitória estará ao seu lado em sua viagem para garantir que seja a melhor, tanto pelo destino, quanto pela estadia. Confira todas as opções disponíveis em nosso site, além de observar o que se encaixa em seu perfil de acordo com os seus gostos e preferências!

Qualquer dúvida nos contate e garanta já a melhor estadia para acompanhar sua incrível viagem à uma das cidades mais amadas e queridas do Brasil, venha conosco conhecer Vitória!